Apesar dos adventos tecnológicos a profissão se arrasta até hoje
João Mauricio de Aguiar, 77 anos, mora em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, e há mais de 50 anos vive da profissão de engraxate. Ele contou que a necessidade fez com que o mesmo vivesse esse tempo todo do oficio. Instalado embaixo do edifício Edvaldo dos Santos Reinaldo, próximo a Avenida Guararapes , Centro do Recife, seu João, antes de colocar a mão na graxa, toma seu café da manhã, ler o jornal e se informa das notícias para saber como vai a cidade. O Jornal é passado de cliente a cliente durante o dia, disse ele.
João Maurício aproveitou a entrevista para falar aos nossos políticos e principalmente ao candidato a prefeitura do Recife, eleito ontem (07/10), Geraldo Júlio. Que o prefeito , durante esses 4 anos de gestão, cuide mais da nossa cidade, melhorando o transporte publico, os postos médicos das comunidades, os lixos nas ruas, criação de ciclovias para que nós não tenhamos noticias tristes dos nossos ciclistas, como aquele que houve no Recife Antigo, colocação de mictórios no centro do Recife etc.
Seu João comentou que estar aposentado e continua no profissão para ajudar na renda familiar. Falou que gosta muito do que faz, e que, através desse trabalho, conheceu pessoas que se tornaram suas amigas. Por dia ele atende acerca de 20 a 30 clientes e cobra em média R$ 4,00 pela engraxada. Além de engraxar, faz pequenos consertos em sapatos, alpercatas e chinelos. No mais, seu João espera sua visita para engraxar seus sapatos.
Expediente.
Fotografias - Jesuel Santana
Texto - Andrê Santana
0 comentários:
Postar um comentário