A câmera pinhole (fotografia artesanal) é uma câmera sem lente, que consiste numa maneira diferente de ver uma imagem real através de uma câmera escura e, é por meio de um pequeno orifício que a luz é captada para dentro da câmera, onde sofre um movimento de inversão da imagem e é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrário.
O tempo de exposição usado com a técnica da fotografia na lata para que a imagem fosse resistrada dentro da pinhole, foi contada em segundos. Para que isso acontecesse o fotografo tira do orifício da lata a fita isolante que serve de curtina da câmera, nesse instante a luz passa e queima o papel por um tempo X de exposição e de volta fecha o buraco. Nem o fotografando nem o fotografado podem se mexer durante a foto, a num ser com a intensão de efeito de imagem, pois, como já dito, a velocidade da fotografia na lata é contada em segundos.
Sendo assim, quero dividir com você as minhas lembranças de quando fotografava com a técnica da fotografia na lata, onde a mesma me ensinou a conhecer o processo do laboratório P&B, a exercitar o olhar, sensibilidade, percepsão de ver as coisas e, porque não dizer que me fez um artista usando como meio de expressão visual a fotografia.
Expediente.
Fotografias e Texto - Jesuel Santana
0 comentários:
Postar um comentário