segunda-feira, 12 de outubro de 2015

8ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco / 8th Walk of yards of Pernambuco

O Centro do Recife recebeu na tarde de ontem (4) a Oitava Caminha dos Terreiros de Pernambuco. O evento, organizado pela Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (ACTP) tem o objetivo de lutar contra a discriminação religiosa e o racismo que ainda perseguem as casas de candomblé, umbanda e jurema.

O evento teve concentração no Marco Zero e saiu em direção ao Pátio de São Pedro, no Bairro de Santo Antônio. Os cortejos formados por membros de religiões de matriz africana vem desde 2007, caminhando pelo fim do preconceito. 



A Oitava Caminhada dos Terreiros caminhou por varias ruas do Recife, levando mensagem contra a intolerância religiosa, na ocasião prestou homenagem ao Ex. Governador Eduardo Campos, que morreu no dia 13 de agosto deste ano.




Considerada como a maior mobilização da tradição africana, a 8° Caminhada dos Terreiros de Pernambuco objetiva reforçar a mobilização contra a intolerância religiosa, como disse uma das coordenadora do evento, Mãe Elza de Iemanjá. “Somos o maior manifesto cultural de terreiros de Pernambuco nas ruas de todo o Brasil. A nossa caminhada é litúrgica, é política. Estaremos nas ruas à clamar contra a intolerância religiosa’’, desabafa a sacerdotisa.   



Por fim, desejo que a paz de Orixalá, toque o coração dos homens para uma só razão, o respeito às diferenças ao amor a Deus.

Expediente:
Texto. fotografia e arte - Jesuel Santana
Local: Marco Zero - Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife, Recife - PE, 50030-150, Brasil

0 comentários: