segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Bondes do Recife, século 19 - Trams of Recife, 19th century

bondes do recife


Beleza, romantismo, clássico,
poesia, arte e gente. Assim eram vistos os bondes da Cidade do Recife, no
século passado. Foi pesquisando sobre o passado desta cidade, que me deparei na
net com a foto de um bonde que transitava outrora pelas ruas dela. Foi procurando
minuciosamente que encontrei uma fonte que falava desses tipos de trens. Então,
encantado com a poesia e a harmonia desse lugar, não estressante e não
conturbado como mostra as fotografias da época, que me senti na obrigação de
trazer de volta a reminiscência de um tempo que não volta mais e, que, por ser
tão pacato e gentil tenho a sensação que nele nasci. Um tempo de asfalto de
pedras e trilhos... 

 Naquela época transporte público era outra
coisa, moleque. Pensando nisso, venho através do “Espelho da Comunidade” de
olho no reflexo desse tempo, e que tempo, compartilhar essa     história
tecida com linhas somente com você.

Sendo assim, sinta-se à vontade
para viajar no tempo de um Recife em preto e branco, esperando eu que você se
encante.
bondes do recife
Moramos em Recife, uma cidade
fundada no século XVI, por Mauricio de Nassau.
Pouco sabem que por aqui circularam os primeiros bondes de tração
animal. Em 1841, o inglês Tomas Sayle, vendo a necessidade da população de ter
um transporte coletivo para ajudar no cotidiano da cidade, implantou para ela
um sistema de transporte veicular de quatro rodas puxadas a cavalos. O serviço
era público e naquele momento só atendia o Recife. De início, esses bondes
faziam uma rota saindo da Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, e
paravam no Manguinhos e Casa Forte.

Em 1852, Claudio Dubeux, passa a administrar
o serviço de ampliação para Olinda e Jaboatão. O transporte atendia duas
diligências, uma pela manhã e a outra à tarde. A noite os bondes só circulavam
quando havia espetáculos teatrais. Nos fins de semana, viagens extras eram
feitas até Apipucos onde parte da população se deslocava para veraneio e banhos
no Capibaribe.

bondes do recife
Em 1867, surge as maxambombas que
eram veículos movidos a bomba mecânica, deixavam de circular os veículos de
tração animal. No mesmo ano a primeira linha de bondes a vapor foi criada e,
saía do porto ao bairro de Apipucos, sendo estendida até Dois Irmãos. Em 1870
chega a Caxangá. Um ramal para a estrada do Arraial (Casa Amarela) começou a
funcionar em 1871.


Segundo o especialista
estadunidense norte-americano, Allen Morrison, destaca que Recife foi a segunda
cidade brasileira depois do Rio de Janeiro a operar bondes a vapor construídas
especialmente para rodar nas ruas. As duas primeiras dessas locomotivas foram
construídas em 1866 pela Manning Wardle & Co. (De Leeds, Inglaterra) para a
empresa inglesa Brazilian Street Railway que no Brasil foi conhecida como
estrada de ferro da Caxangá.



bondes do recife
Em 1914, os bondes a vapor que faziam a linha para Olinda, foram eletrificados e a tração elétrica chega na Várzea no ano seguinte. Os bondes a vapor para Dois Irmãos e Arraial foram substituídos por linhas elétricas em 1917, e o último deles rodou no Recife, até o Beberibe, em 1922.

As cidades de Pernambuco com
serviços de bonde foram: Recife, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Carpina,
caruaru, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Timbaúba e Triunfo.

A parti de 1930, começaram a
circula em Recife, veículos fechados que o público apelidou de Zépelins. Mas,
a partir do final da Segunda Guerra Mundial, o sistema de bondes declinou
rapidamente. A linha da área insular do Recife até Santo Antônio foi eliminada
em 1951, e o último bonde na cidade rodou da Boa Vista à Madalena até março de 1954.

Em 1960, a Pernambuco Tramways,
foi acusada por políticos locais por quebra de contrato e foi forçada a reiniciar
o serviço com um veículo aberto simples rodando um dia apenas, da Boa Vista à Madalena.
O bonde 104 foi o último preservado em um parque a margem do rio, na Rua da
Aurora e transferido para o Museu Homem do Nordeste em 1985. Ainda em 1960 a nova companhia de transporte urbano inaugurou o sistema de
trólebus que chegou a operar em noves rotas no ano 1980. Novas rotas de trólebus
foram abertas em 1982. O serviço ferroviária suburbano com locomotivas a diesel  rodou da Estação Central até Jaboatão (20km) e da Estação Cinco Pontas até o Cabo
(30km) começou a ser eletrificado, operando como metrô interurbano a parti de
1985.




Vídeo da época dos bondes no Recife.                                  

bondes do recife


Trem da E.F. de Caxangá, sobre o Rio Capibaribe e Ticket de 1900

bondes do recifebondes do recife


Maxambomba na estação da Ponte D`Uchôa. (foto à Esq. sem identificação) e Maxambomba em Apipucos nas proximidades da capela do povoado (foto à Dir. Litografia de F.H. Carls, 1878). Fonte: Coleção Museu do Estado de Pernambuco.

bondes do recife


Bonde a Cavalo, com mão Inglesa, na Rua 1º de março.

bondes do recifebondes do recife


Praça da Independência, Bondes vindo de Casa Amarela e indo pro Derby (foto à Esq), e 2 Bondes "Gigolôs" na Rua Nova (foto à Dir).

bondes do recife
bondes do recife










Bondes fazendo as linhas de Areias e Torre.

bondes do recife
bondes do recife





Praça Rio Branco e os vários modelos de Bondes, notem a linha ferroviária a vapor, hoje, Marco zero, no Recife (foto à Esq.), e o novo modelo do Zepellin com porta central  no estacionamento da garagem, na Fernandes Vieira (foto à Esq).

bondes do recife


Rua da Aurora, o que restou dos bondes. Hoje encontra-se um dos modelos no Museu Homem do Nordeste em Casa Forte.

Esperamos que você tenha gostado dessa postagem, pois, como tantas outras, foi feita com muito trabalho, dedicação e amor. Aproveitando um pouco mais, peço que você exercite seu intelectual comentando na postagem e compartilhando nas redes sociais com seus amigos.

Expediente.

Texto adaptado - Jesuel Santana

Fotografia - Allen Morrison

Arte - Jesuel Santana

Imagem Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=gpfvftFVoyw&feature=related

Fonte de pesquisa - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1112501
Local: Recife - PE, Brasil

0 comentários: