Religiosidade

O Espelho da comunidade no Reflexo do Cotidiano

Cabeleireiro

O Espelho da comunidade no Reflexo do Cotidiano

Reflexo da infância

O Espelho da comunidade no Reflexo do Cotidiano

Amaro - Retrato da minha fantasia

O Espelho da comunidade no Reflexo do Cotidiano

Custureiro

O Espelho da comunidade no Reflexo do Cotidiano

Crianças brincando com estilingue

O Espelho da Comunidade noReflexo do Cotidiano

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carnaval de Recife 2016 / Maracatu de baque Solto / Pólo Casa Amarela


Vem! Vem! Vem! E deixa o cortejo passar, é o maracatu Piaba de Ouro da Cidade Tabajara, no pólo Casa Amarela a se apresentar. Trousse com sua corte os cablocos de lança, iconi do carnaval de Pernambuco, e junto também veio os passistas do frevo, Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas.

Foi nessa segunda (8), que o publico de Casa Amarela mais uma vez, recebeu o maracatu de baque solto  Piaba de Ouro da Cidade tabajara, Olinda.

O Piaba de Ouro, foi fundado em 11 de setembro de 1977, por Manuel Salustiano Soares (Mestre Salustiano), Augustinho Pires e Manuel Mauro de Souza. Nascido na zona da Mata  pernambucana, criaram o "brinquedo", para relembrar e mater as tradiçoes e reafirmar na capital o valor cultural da região.



Sendo assim, O Espelho da Comunidade... Agradece por esse espetáculo que representa nas comunidades das areas Metropolitana do Recife, a cultura rual de Pernambuco.

Expediente: Fotografia e texto - Jesuel Santana.  

Carnaval de Recife 2016 / Afoxé Alafin Oyó - Pólo Casa Amarela


Nesta  segunda (8), o pólo Casa Amarela, bairro que fica na Zona Norte do Recife, recebeu o cortejo do Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (PE). O grupo é composto por 150 integrantes, mais no dia se apresentarão por volta de 52 pessoas. Fundada em 2 de março de 1986, por uma ala de movimento negro unificado. Esse ano o Afoxé Alafin Oyó, fará trinta 30 anos de cortejo e, tem como presidente Fabiano Santos.

Você sabia?
Alafin na língua yorubá significa um título de nobreza como "Senhor do palácio ou mesmo Rei". Oyó é uma reigião de Benin, próximo à Nigéria, de onde veio para o Brasil, no século XVI, a segunda leva de escravos. O padrinho da agremiação é o orixá Xangô - nobre vindo de Oyó.


O Espelho da Comunidade no Reflexo do Cotidiano, deseja a todos do Afoxé Alafin Oyó, um 30 anos de muita comemoração e, que Xangô possa vir para essa festa trazendo os outros orixás como convidados. Kaó Kabiesilê! 

Expediente: Fotografias e texto - Jesuel Santana